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WhatsApp Business em padarias e confeitarias: como ajuda a ampliar vendas?
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Entenda quais são as funcionalidades do Whatsapp Business e como implementá-lo no seu negócio!
As padarias são um tipo de negócio bastante antigo no Brasil e, por isso, também são muito tradicionais, não é mesmo? Nem sempre. Em um mundo cada vez mais mediado pela tecnologia, que está em constante mudança e transformação, inclusive as empresas com mais tradição precisam se modificar e modernizar a forma como interagem com o público para não perder mercado.
A sua padaria também está inserida nesse contexto. Nesse aspecto, buscar por equipamentos e meios de comunicação inovadores pode ser o que você precisa para se manter à frente da concorrência e ganhar mercado. Entre essas novas soluções, surge o WhatsApp Business, que pode ser implementado em diversos tipos de negócio, como padarias, confeitarias e até produções que trabalham apenas com entregas ou encomendas.
Quer saber como funciona o WhatsApp Business e como implementá-lo? Então, leia agora mesmo o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta.
As mudanças no mercado e as novas demandas dos consumidores
Quem tem um negócio há alguns anos pode perceber a mudança no perfil dos clientes e na forma como eles interagem com as empresas nas quais consomem. Enquanto, antigamente, quem dava o lucro para as padarias era o famoso pão francês, hoje há uma grande demanda por variedade e qualidade dos produtos oferecidos, assim como por alimentos saudáveis e com fermentação natural.
Porém, não foi apenas em relação aos produtos que a demanda dos consumidores sofreu mudanças. Eles também mudaram os critérios que utilizam para escolher as empresas nas quais consumirão, a forma como buscam pelos produtos e os canais utilizados para se comunicar com a marca.
Isso porque os seus clientes estão online e, dessa forma, têm acesso à grande quantidade de informação sobre qualquer assunto. Portanto, na hora de buscar o pãozinho de cada dia, eles também dão preferência por negócios que estejam nas plataformas online que eles utilizam e que oferecem produtos inovadores e de qualidade.
Portanto, como você pode perceber, nos últimos anos o mercado da panificação e confeitaria vem trazendo novas demandas para as empresas que atuam no setor. Estar atento a essas demandas e, inclusive, buscar formas de responder a elas, é essencial para que você garanta a fidelidade dos clientes que já tem e, inclusive, conquiste novos consumidores para o seu negócio. Além disso, se adaptar às novas tendências do mercado de panificação pode ser a chave para que você crie um diferencial competitivo para o seu negócio e, dessa forma, se posicione à frente da concorrência.
O que é o WhatsApp Business
O mercado da panificação mudou, não é mesmo? Com ele, também vieram mudanças no perfil dos clientes e nas demandas que eles têm em relação à sua padaria ou confeitaria. Porém, você sabe o que o WhatsApp, o maior aplicativo de mensagens instantâneas da atualidade, tem a ver com tudo isso?
É aí que entra o WhatsApp Business. Lançado no início de 2018, ele é uma versão exclusiva do WhatsApp para ser utilizada por empresas na hora de se comunicar com os clientes. Funciona, portanto, como um perfil para o seu negócio na plataforma de comunicação do WhatsApp. Dessa forma, além de ter acesso ao principal recurso do WhatsApp — o envio e recebimento de mensagens instantâneas — a versão Business ainda permite uma série de outras funcionalidades que potencializam essa comunicação com os clientes por parte das empresas.
As funcionalidades do WhatsApp Business
Para entender melhor como funciona essa ferramenta, é importante que você entenda as principais funcionalidades que ele oferece. Descubra agora quais são elas.
Criação de perfil para o negócio
No WhatsApp Business você pode criar um perfil completo para o seu negócio. Você pode adicionar o nome da empresa com uma pequena descrição do negócio, segmento de atuação, endereço e horário de funcionamento e, inclusive, o link para o site ou outras redes sociais da sua padaria.
Mensagens instantâneas
É importante que você entenda que o WhatsApp Business permite que você acesse todas as funcionalidades do aplicativo utilizado pelos seus clientes. Isso significa que você é capaz de enviar mensagens, arquivos, fotos e vídeos para qualquer um dos seus contatos por meio dessa plataforma.
Classificação das conversas
Existe um recurso exclusivo do WhatsApp Business chamado de etiquetas. Elas funcionam como classificações de cada uma das suas conversas em diferentes categorias, criadas por você, de acordo com as necessidades do seu negócio.
Para entender melhor, imagine que você utiliza o WhatsApp Business para fazer um pedido para um fornecedor e, em uma outra conversa, recebe um pedido de encomenda de um cliente. Nesse caso, você pode criar uma etiqueta chamada “Fornecedor”, na cor azul, e classificar a conversa dessa forma, enquanto no caso do cliente, você pode criar uma chamada “Pedido de encomenda” na cor vermelha.
Dessa forma, as suas conversas ficam mais organizadas de acordo com as categorias que você deseja.
Respostas automáticas
Um grande medo de alguns empreendedores na hora de utilizar o WhatsApp Business é a possibilidade de receber mensagens 24 horas, o que poderia atrapalhar as relações familiares e momentos de lazer. É aí que entra essa outra funcionalidade do WhatsApp Business: as respostas automáticas.
Você pode programar respostas para serem enviadas aos seus clientes em determinados horários ou, até mesmo, sempre que eles entram em contato com você. Dessa forma, deixa claro que, em determinado momento, não pode responder mas, no futuro, voltará a entrar em contato.
Registro de dados
Uma das grandes funcionalidades do WhatsApp Business é o registro de dados em relação às suas conversas. Isso porque ele permite que você registre quantas foram as mensagens enviadas, recebidas pelos clientes, lidas e, inclusive, quantas obtiveram respostas. Dessa forma, você é capaz de realizar uma análise rica sobre os resultados da estratégia que você está utilizando nessa plataforma.
Cardápio
O WhatsApp Business lançou, no final de 2019, a funcionalidade de catálogo no aplicativo. Isso significa que você pode inserir todos os produtos da sua padaria ou confeitaria para a consulta pelos seus clientes em um cardápio.
No catálogo, é possível colocar o nome do produto, foto, descrição e preço da mercadoria. Você ainda pode, inclusive, inserir um código para o produto e um link para, por exemplo, a loja virtual da sua padaria. É possível enviar o catálogo completo para os clientes ou alguns produtos específicos, de acordo com o que for solicitado por eles.
Histórico de mensagens
O WhatsApp Business registra todo o seu histórico de mensagens enviadas e recebidas com toda a segurança. Dessa forma, você não precisa se preocupar em perder conversas, inclusive as que foram arquivadas.
Segurança da informação
Com tantas informações sobre o seu negócio e, inclusive, a comunicação com os clientes e fornecedores, você pode ter dúvidas sobre a segurança dos dados enviados e recebidos. Dessa forma, é importante lembrar que o WhatsApp tem uma criptografia de ponta que garante a segurança das suas informações e dos seus clientes.
Por que adotar o WhatsApp Business na panificadora ou confeitaria
Diante de tantas funcionalidades, fica bastante nítida a importância de adotar o WhatsApp Business na sua padaria ou confeitaria, não é mesmo? Afinal, com essa ferramenta, você é capaz de criar um canal de comunicação direta com os seus clientes, aproximando o seu negócio do público.
Porém, ainda existem outros motivos para você usar essa ferramenta. Em primeiro lugar, você é capaz de centralizar a sua comunicação com os clientes em uma plataforma. Isso não significa deixar as outras redes sociais de lado, mas incentivar o público a entrar em contato com a padaria por meio do WhatsApp.
Além disso, você consegue separar suas mensagens pessoais das do seu negócio. Isso significa que agora, quando você acessar o seu WhatsApp pessoal, não precisa mais ver mensagens de fornecedores e clientes fora do horário de funcionamento do negócio, deixando a sua plataforma para uso exclusivo dos seus amigos e familiares. Além disso, quando estiver trabalhando, não corre o risco de ser distraído por mensagens pessoais, o que poderia comprometer sua produtividade e, até mesmo, trazer confusões para o negócio.
Passo a passo para usar o WhatsApp Business na padaria ou confeitaria
Agora que você já sabe como funciona e a importância de usar o WhatsApp Business no seu negócio, é hora de entender como colocar isso em prática. Descubra o nosso passo a passo para implementar essa ferramenta na sua padaria ou confeitaria.
Conheça os seus clientes
O primeiro passo para você começar a utilizar o WhatsApp Business na sua padaria é entender muito bem quem são os seus clientes, qual o perfil deles e qual a melhor forma de abordá-los por essa plataforma. Isso porque são as características, necessidades e demandas dos seus clientes que determinarão toda a estratégia e, inclusive, forma de apresentação do perfil da sua empresa.
Para fazer isso, que tal realizar uma pequena pesquisa de mercado? Isso pode ser mais simples do que parece, exigindo que você converse com os consumidores que já frequentam a sua padaria para obter mais informações sobre eles. Conte a finalidade da pesquisa e pergunte se eles estão dispostos a ajudar. Além disso, você ainda pode criar um formulário online para ser disponibilizado nas redes sociais da sua padaria.
Crie uma conta
Agora é a hora de criar uma conta no WhatsApp Business. Para isso, baixe o aplicativo no seu celular, lembrando que ele é totalmente gratuito. A partir desse momento, complete o seu perfil com todas as informações sobre a sua empresa, incluindo fotos dos seus produtos, endereço, horário e funcionamento, entre outros.
Vale ressaltar que é extremamente importante ter um perfil completo e atrativo para os seus clientes e fornecedores. Eles precisam encontrar informações básicas sobre o seu negócio no seu perfil, de forma a evitar que precisem acessar outras informações para descobrirem, por exemplo, se a sua loja está aberta em determinado dia e horário.
Invista em fotos de qualidade
Você precisa ter uma foto de perfil e é recomendado que você também crie um cardápio para a sua padaria no aplicativo. Aqui vale ressaltar a importância de contar com fotos de qualidade e atrativas para seu público. Afinal, o seu WhatsApp Business será o novo cartão de visitas da sua padaria ou confeitaria.
Portanto, invista em fotos de qualidade. Elas podem ser tiradas por profissionais, expondo o melhor de cada um dos seus produtos, mas, caso prefira, você também pode realizar essa tarefa, utilizando câmera de qualidade e cuidando da apresentação dos produtos.
Aqui vale lembrar que não vale pegar imagens da internet, que não correspondem à realidade da sua padaria. O ideal é ser transparentes e mostrar o que você realmente tem a oferecer para os clientes.
Programe uma mensagem de boas-vindas
Com a conta criada e todas as informações disponíveis, é hora de você começar a pensar em como interagirá com os seus clientes. Uma das estratégias que você pode utilizar nesse aspecto é programar uma mensagem de boas-vindas. Ela é uma mensagem automática que você enviará aos seus clientes após a primeira mensagem enviada por eles para a sua conta.
Portanto, toda vez que um cliente entrar em contato com você, ele receberá uma mensagem que deve ser alegre, descontraída e na linguagem utilizada pelo cliente. Além disso, sempre deixe claro que está feliz com o contato e responderá o mais rápido possível.
Crie uma lista de transmissão
A lista de transmissão é um recurso possível tanto no WhatsApp pessoal quanto no Business. Ela funciona da seguinte forma: você cria uma lista de pessoas (que pode ser uma lista dos seus clientes) que receberão uma determinada mensagem. Todas as pessoas que tiverem o seu número salvo no celular, recebem as mensagens que você enviar por meio dessa lista.
Ou seja, é uma lista de contatos que receberão mensagens ao mesmo tempo. Dessa forma, é possível que você crie essa lista solicitando que os seus clientes salvem o número no celular para participar.
A solicitação é essencial para garantir que você não perturbará pessoas que preferem não utilizar esse recurso. Além disso, você também pode categorizar os clientes em diferentes grupos e criar listas diferentes de acordo com o perfil de cada um deles.
Planeje uma estratégia de vendas específica
O WhatsApp Business faz parte de um conjunto de estratégias de marketing da sua padaria ou confeitaria. Dessa forma, é importante que você crie estratégias bem delimitadas para entrar em contato com esses consumidores. Afinal, você não quer ser esquecido por eles ficando muito tempo sem mandar mensagens, ao mesmo tempo em que não deve lotar a caixa de entrada dos consumidores.
Portanto, defina a periodicidade de contato com os clientes por meio dessa ferramenta e o tipo de mensagens que serão enviadas. Você pode, até mesmo, investir em marketing de conteúdo, compartilhando, além de promoções, receitas, conteúdos sobre a forma de preparar os produtos adquiridos em sua padaria e notícias de bem-estar e saúde.
Separe a pessoa do profissional
Um dos grandes erros na hora de utilizar esse tipo de rede social para se comunicar com os seus clientes e fornecedores e misturar o WhatsApp pessoal com o Business. Portanto, é essencial que você entenda a importância de separar essas duas plataformas.
Isso porque quando você mistura o pessoal e profissional, corre o risco de enviar mensagens erradas, esquecer pedidos de clientes e abusar da informalidade na hora de conversar com os consumidores. Além disso, você pode desorganizar a sua plataforma de comunicação empresarial e, até mesmo, gerar sobrecarga de atividade nos momentos de descanso e lazer, caso utilize o WhatsApp pessoal para se comunicar com clientes e fornecedores.
Portanto, crie dois aplicativos totalmente separados e mantenha os contatos separados nesse aspecto.
Responda com agilidade
O WhatsApp Business é um meio de melhorar e agilizar a sua comunicação com os seus clientes, tornando-a mais pessoal e direta. Dessa forma, é importante que você responda às mensagens com agilidade, priorizando o bom atendimento ao consumidor.
Isso não significa que você deve responder no momento em que as mensagens chegam, independentemente do horário. Porém, no horário comercial, tente ser o mais rápido, atencioso e eficiente possível.
Benefícios do WhatsApp Business para o seu negócio
Quando você utiliza o WhatsApp Business na sua padaria ou confeitaria, pode aproveitar uma série de benefícios e vantagens que eles oferecem para o negócio e, até mesmo, para os seus clientes e fornecedores. Descubra agora quais são os principais deles.
Melhora a comunicação do seu negócio
O WhatsApp já é um aplicativo bastante usado pela população brasileira. Dessa forma, é uma plataforma fácil de ser utilizada pelos clientes e fornecedores para se comunicarem, levando simplicidade para ambas as partes.
Porém, os benefícios do WhatsApp Business vão além, quando se fala na melhoria da comunicação. Por ser uma ferramenta simples e presente no dia a dia dos seus clientes, por meio dela, você é capaz de fazer parte do cotidiano dos consumidores, estabelecendo uma relação próxima e de confiança com os clientes.
Aumenta a satisfação dos clientes
Os seus clientes podem ter dúvidas em relação ao seu negócio ou desejar fazer encomendas. Porém, com a rotina atarefada da atualidade, pode ser que eles se esqueçam de entrarem contato presencialmente ou por telefone durante o horário comercial.
É aí que o WhatsApp Business entra como um grande aliado. Imagine que esse cliente que se esqueceu de fazer uma encomenda, lembre apenas no final do dia, às 22 h. A sua confeitaria ou padaria já estaria fechada, mas, por meio do contato no WhatsApp, eles poderiam fazer a encomenda, mesmo que você não pudesse confirmar na hora. No dia seguinte, durante o horário comercial, terminaria de fechar o negócio.
Com isso, os clientes se sentem mais satisfeitos com os serviços do seu negócio como um todo, o que aumenta a taxa de atração de novos clientes e, inclusive, contribui para a fidelização dos que já consomem no seu estabelecimento.
Traz credibilidade para o negócio
Agora imagine que o seu cliente precise entrar em contato com o estabelecimento e escolhe utilizar o WhatsApp para isso. Quando você usa uma conta pessoal para esse contato, o cliente pode ficar na dúvida, sem saber se efetivamente a conta pertence ao seu negócio. Além disso, pode ser uma situação estranha ou constrangedora para ele.
Isso não acontece quando você utiliza o WhatsApp Business, o que, além de evitar situações de dúvidas ou constrangimentos para os seus clientes, ainda gera credibilidade para a sua marca, favorecendo o branding do negócio. Ou seja, você mostra que a sua empresa valoriza o profissionalismo.
Favorece a venda dos produtos
Com a nova função do WhatsApp Business, o cardápio de produtos, essa ferramenta pode potencializar as suas vendas. Isso porque o cliente não precisa se deslocar até a sua empresa para descobrir quais são os produtos que você tem e o preço de cada um deles.
Caso você trabalhe com delivery na padaria, essa ferramenta ainda abre um outro canal de comunicação para encomenda e entrega de produtos. Isso porque o cliente pode solicitar a mercadoria diretamente pelo WhatsApp, sem precisar nem ao menos sair de casa.
Personaliza o atendimento
Você quer oferecer um atendimento de qualidade para os seus clientes, de acordo com as necessidades e demandas deles, não é mesmo? Pois o WhatsApp Business permite exatamente isso.
Isso porque você pode entrar em contato com os clientes individualmente, respondendo às questões de cada um deles de acordo com o que ele precisa. Isso faz com que você se aproxime ainda mais do seu público, conseguindo atender à demanda de cada um dos seus clientes, o que pode ser o diferencial competitivo da sua padaria ou confeitaria perante o mercado.
Nesse artigo você descobriu o que é e como funciona o WhatsApp Business. Também entendeu como implementá-lo na sua padaria ou confeitaria e quais são os benefícios que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio. Agora que você já sabe tudo isso, aproveite para começar a planejar a utilização do WhatsApp Business na sua empresa e aproveite todos os benefícios que essa estratégia pode trazer.
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